Veja algumas dicas de como escolher empresas de mudanças:
* Peça indicação a amigos e familiares;
* Pesquise referências na internet e veja se a empresa está a muitos anos no mercado e possui uma sede fixa.
* Se possível, faça uma visita às instalações físicas da empresa.
* Peça orçamento em mais de uma empresa e avalie a relação custo-benefício de cada uma. Às vezes uma é mais cara, mas oferece o serviço de empacotamento dos móveis e objetos, o que lhe poupa muito tempo. O diferencial também pode estar em empresas que oferecem ou não os materiais para empacotar os itens a serem transportados. Assim, avalie o custo-benefício de cada uma antes de escolher.
* Desconfie de empresas com orçamento muito abaixo do valor de mercado.
* Verifique as condições dos caminhões de transporte, se estão em bom estado.
* Confira se a empresa trabalha com profissionais experientes e especializados, que saberão cuidar do seu mobiliário com cuidado.
* Verifique junto ao PROCON do seu município se há registros de queixas e/ou processos contra a empresa.
* Verifique se possui licença válida. Todas as empresas de transporte legais têm de ter um número de alvará.
* Verifique se a empresa oferece seguro em caso de perdas, roubos ou avarias e quais os montantes cobertos. Também pergunte que tipo de objetos e situações não estão cobertos, para evitar surpresas desagradáveis.
* Verifique o estado em que se encontram os móveis e objetos, guardando com você uma cópia da lista, assinada pela empresa contratada. Este documento chama-se “rol de inventário” e garante o ressarcimento em casos de avaria.
* Tente acompanhar o caminhão da mudança. Ao descarregar, dê uma verificada geral em todos os bens e, caso tenha acontecido algo desagradável, informe imediatamente aos responsáveis.